QUEM SOMOS


O Banco de Tempo de Rio Casca entende o TEMPO como bem fundamental. Na verdade, o TEMPO é o que realmente temos de valor, pois é através dele que conquistamos, realizamos nossos desejos e necessidades. Pensando assim, elegemos o TEMPO como MOEDA DE TROCA para um mercado onde o objetivo é estimular uma cultura de acolhimento e apoio mútuo na nossa comunidade.

O Banco de Tempo é um espaço para trocas diretas de habilidades e serviços que usam o Tempo como moeda. Cada participante expõe o que tem a oferecer (exemplos: pequenas reparações domésticas, aulas de Karate, de artesanato, companhia para ir ao médico, Carona, Reiki e muitos outros). Sua oferta é incluída em uma planilha de talentos, disponibilizada na nossa página no Facebook. A cada hora de serviço que realiza, recebe uma hora de crédito para se utilizar dos serviços disponíveis por outros associados do Banco de Tempo de Rio Casca. 

Para se tornar associado do Banco de Tempo, a pessoa precisa ter algum vínculo com Rio Casca, seja morador, natural de Rio Casca ou tenha família e/ou amigos, conhecer e concordar com as regras de funcionamento e preencher o nosso formulário de cadastro.

Faremos encontros presenciais para celebrar nosso crescimento e apoiar novas iniciativas. Trabalharemos continuamente para aprimorar essa ideia, entre outras que surgirem ao longo do processo, colocando-as em prática com o apoio da comunidade.

UM POUCO SOBRE NÓS

Inspirada no movimento solidário diante da calamidade que ocorreu em 04 de dezembro de 2017, compartilhei com alguns amigos a percepção sobre a necessidade de ofertar um projeto que proponha o apoio emocional, acolhimento e incentive a manutenção do sentimento de resiliência e ajuda mútua na comunidade de Rio Casca. 

A ideia inicial foi baseada no filme A corrente do Bem, no movimento do “passe a diante”. Assim, começamos. Cinco amigos (Aparecida Izidoro, Betinho (advogado), Daiana Carelli, Michel Carelli, Viviane Francisquini e Berenice Soares) e muita vontade de formar uma corrente do bem na nossa terra. Convidamos outros amigos, criamos um grupo no WhatsApp e já somos quase quarenta pessoas interessadas em fazer crescer nosso Mercado do Bem (nome inicial do nosso projeto). Começamos a trocar ações e serviços (Reiki, coaching, companhia para ir ao médico, depilação, passeio com cachorro...) A ideia cresceu, tomou corpo abraçando também ações coletivas a serem ofertadas para comunidade... promover a troca, incentivar a leitura, plantar árvores, promover encontros culturais... 

O fazer junto oportuniza a criação e fortalecimento dos vínculos na comunidade. O que vem de encontro a uma das demandas do grupo por acolhimento e maior participação social. Assim, a troca de livros e demais projetos sociais, se confundem e somam com a necessidade da troca de histórias nas conversas, na construção de laços afetivos, numa busca de recriar o cenário, reconstruindo historias na comunidade que contemplem a criação de espaços culturais, de laser e promoção e fortalecimento de novos tipos de vínculos.

Com toda essa energia boa circulando, claro que o universo conspira trazendo mais coisas boas, e foi assim, um presente do universo na forma de uma publicação sugerida do facebook que tive conhecimento da existência dos Bancos de Tempos, que trazem a ideia do apoio mútuo, do tempo como valor fundamental, do paradigma da abundância, (ideias que são a base do nosso mercado) e que funcionam com uma estrutura muito bem organizada. 

Entrei em contato com o Banco de Tempo de Florianópolis que me convidou para participar do grupo do WhatsApp dos administradores dos outros bancos de tempo de várias cidades do Brasil. E que povo do bem!!! Receptivos, incentivadores e disponíveis para compartilhar sua experiência e ajudar na criação do nosso Banco de Tempo de Rio Casca. 

Agradecida de coração a todos que nos apoiaram e a todos que aceitam o convite para construir conosco esta história.



Venha fazer parte desta história, sendo um associado do Banco de Tempo de Rio Casca!

Berenice Monteiro Soares